terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Passarela do Samba com montagem em ritmo acelerado



A montagem da estrutura da Passarela do Samba teve início no último sábado (11), assim que a empresa BRDS, de Santos (SP), chegou ao local com 15 carretas carregadas de equipamentos e estruturas. A empresa é a mesma que armou com sucesso as estruturas do sambódromo para o Carnaval 2011 e possui larga experiência nesta atividade, montando e desmontando feiras de grande porte pelo país. Segundo o superintendente de Manifestações Populares, Daniel Amaro, a BRDS foi contratada via licitação e estava em quarto lugar no certame, porém as outras concorrentes não apresentaram a documentação necessária, o que inviabilizou a participação.

Na tarde desta segunda-feira (13), cerca de 70 pessoas, de várias empresas prestavam serviços na área da Passarela do Samba, dentre elas: a empresa Delta, responsável pela limpeza da área e que deu início a seus trabalhos ainda na semana passada; a Secretaria Municipal de Obras (SMO), responsável pelo cercamento e telamento das áreas de concentração e dispersão; a DS Prestação de Serviços, empresa licitada com fins de fornecer serviços de portaria e segurança; a Dispel Instalações Elétricas, responsável pela iluminação da Passarela e da Praça de Alimentação e a própria BRDS, que montará as arquibancadas e os 141 camarotes, que este ano, serão divididos por andares (três níveis).

Até este momento, dois dos quatro módulos de arquibancadas já haviam sido montados e, segundo Amaro, 50% do trabalho de iluminação daquele espaço será concluído ainda hoje, já que até esta quinta-feira (16), 60 homens se revezarão no trabalho de montagem, sendo que 40 deles trabalharão durante o dia, e 20 no período da noite, fechando 24 horas ininterruptas de trabalho de montagem de arquibancadas, camarotes e toda a Praça de Alimentação.

“Pelo andamento dos trabalhos, tenha a convicção de que toda a execução da Passarela estará concluído até às 19h, desta quinta-feira, pois reservamos a sexta-feira para a avaliação da estrutura pelo Grupamento do Corpo de Bombeiros. Se eles derem o “ok”, já na sexta-feira (17), vamos realizar o ensaio técnico com as entidades”,pondera Amaro.

A estrutura da Passarela do Samba inclui ainda a instalação de 60 banheiros químicos distribuídos entre as áreas de concentração, passarela e dispersão. Todos eles deverão estar instalados até quarta-feira (15). No que diz respeito à segurança do evento, Amaro conta que no dia do desfile das bandas e das escolas mirins, a segurança na parte interna da Passarela será garantida por um efetivo de 150 seguranças da DS Prestação de Serviços, porém nas datas destinadas ao Grupo Especial e aos Burlescos, o efetivo será ampliado para 300 seguranças. A Brigada Militar disponibilizará, para a segurança, na noite dos blocos burlescos, um efetivo de 150 homens, enquanto que nas demais noites, o efetivo será de 110 policiais. Estarão disponíveis ainda, os serviços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Anjos de Preto, Escola Dimensão, Socorristas e Polícia Civil.

Neste ano, todas as entidades carnavalescas assumiram o compromisso de contar um pouco da história do município como forma de homenagear Pelotas pela passagem de seu bicentenário. “Teremos um carnaval ainda mais cultural, já que, na Passarela, estará desfilando nossa própria história e desenvolvimento, além de resgatar antigos carnavais. Para isso, no dia 23 deste mês, o Bloco Carnavalesco Princesa do Sul estará realizando um desfile, aos moldes dos antigos carnavais de Pelotas, em torno da Praça Cel. Pedro Osório”. Segundo Amaro, a partir das 19h30, do dia 23, a comunidade poderá reviver a magia dos carnavais do passado.

O Carnaval de Rua de Pelotas tem início no dia 18 de fevereiro, às 11h, quando, em frente ao Paço Municipal, o prefeito Adolfo Antonio Fetter entrega a Chave da Cidade ao Rei Momo, Márcio Gularte. À tarde, a folia tem início oficial com a apresentação da Banda Empolgação que abre o Carnaval de Rua de Pelotas.

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário